segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A matemática que parece fácil

Começo por pedir desculpa por longa ausência.
Mas falando do tema... no outro dia tive de ir a uma reunião com o meu grupo de matemática da faculdade, fomos defender o nosso trabalho perante o professor. Até correu bem, mas no meio da conversa o professor disse que na matemática há coisas que não vale a pena complicar, como por exemplo tentar definir por palavras próprias o que é um segmento de recta. Pois bem, eu fiquei a pensar nisso e após alguma reflexão cheguei à conclusão que sem visitar qualquer fonte não conseguia explicar uma coisa tão simples.
Se alguém conseguir, esteja à vontade. Tentem não ir a livros de matemática ou à internet mesmo.

9 comentários:

Anónimo disse...

É uma parte de uma recta, que tem um princípio e um fim. :)

Cosmopolita disse...

E o que é uma recta? ;)

BlueBird disse...

Exacto, agora define uma recta :)

Anónimo disse...

Uma recta é uma linha direita, ou seja, não curva, e contínua até ao infinito.. Hello?! :)

BlueBird disse...

Ok, estás-me a dar razão. Cada vez que tentas definir uma semi-recta acabas por usar um conceito matemático. Portanto se eu for muito ignorante terias de me explicar também o que é o infinito. :)

Marta Mendes disse...

Uma recta é uma linha direita que não começa nem acaba, simplesmente existe. É como te colocares em cima de uma linha de um comboio: não vez o inicio, nao vês o fim, vez apenas aquela parte até ao horizonte, mas sabes que continua. A recta é assim. Não começa num determinado ponto, nem tem um ponto exacto em que termine.
O segmento de recta é apenas uma parte de uma recta, com início e fim. Continuando com o exemplo da linha do comboio: imaginemos que te colocas em cima dela, à tua frente tens o Norte, atrás de ti tens o Sul. Se pedires a alguém que te coloque uma pequena barreira no horizonte que vez a Norte, e o mesmo acontecer a Sul, essas duas barreiras definem o ponto de começo e de fim da linha do comboio em que te encontras. Assim, se a linha do comboio por completo é a tua recta, sem início nem fim, essa pequena parte é o teu segmento de recta.

(consegui? *.*)

Citadina disse...

Infinito significa que não tem fim, que nunca acaba. É sempre possível definir algo de diversas formas, mesmo sem recorrer a conceitos formais da matemática, basta dominar a língua portuguesa :)

BlueBird disse...

Ok Ok! Já provaram que conseguem. Era só mesmo para ver quantos termos matemáticos se teria de usar para explicar uma coisa tão simples.

Unknown disse...

Desculpem, mas não era essa exactamente a ideia do professor? NÃO definir com palavras próprias? Se já há definições tão boas, para que vamos nós inventar definições erradas ou inexactas? Eu, pelo menos, desespero quando os meus alunos o tentam fazer... Então para que passei eu as primeiras aulas a definir conceitos?...