terça-feira, 2 de outubro de 2007

A tal recente frustração


Desde pequeno que, devido ao meu nome, sempre que me apresento a alguém ou conheço alguém e digo como me chamo, que surge a seguinte pergunta:

"És da família do Rui Veloso ou Caetano Veloso?"

Sempre disse que não e continuo a fazê-lo porque senão estaria a mentir. Na altura não tinha idade para me importar com a pergunta, mas à medida que o tempo foi passando, começou a tornar-se irritante. Pois 17 anos a ouvir sempre a mesma pergunta é frustrante.
Mas não é que a situação conseguiu piorar! Há coisa de 1/2 anos apareceu um jogador de futebol exactamente com o mesmo nome que eu (primeiro e último nome).
Chama-se Miguel Veloso, tem 21 anos, é loiro e é do sporting. Ora, eu sou completamente o oposto. Tirando o nome que é igual, tenho 17 anos, sou tudo menos loiro e sou, com grande orgulho, sócio do Benfica.
Agora as situações deprimentes que têm acontecido após este tipo começar a ser conhecido, já não dão para contar pelos dedos. Agora sempre que se sabe o meu nome, ou comparam-me com o jogador, ou perguntam-me se jogo futebol ou se sou do sporting e, como boa pessoa, nego.
Mas realmente deprimente, foram estas duas ocasiões:

Descrição para vos situar.
Pavilhão de exame, estou à porta da sala onde, dentro de minutos iria fazer o meu exame de matemática.
A professora começa a fazer a chamada e, quando lê o meu nome, faz questão de o berrar, literalmente. Neste momento, estou encostado à parede com um pavilhão de gente todo a olhar para mim. Quando as pessoas acalmaram, a senhora, pouco enervante como era, decide dizer o meu repetidamente. Como por exemplo:

-"Entra Miguel Veloso! Senta-te aqui Miguel Veloso, mas não te esqueças de levar a mala para o fundo da sala Miguel Veloso. Já puseste os dados do teu BI na folha de exame Miguel Veloso?"

Enquanto aos outros, limitava-se a trata-los por "tu" ou "você".
Será isto perseguição? Nem quero imaginar o que terá pensado o professor corrector do exame, quando e se viu o meu nome.

Outro bastante parvo foi este:
Telefonam-me, mas não atendi pois não estava com o telemóvel. Quando telefono de volta atendem-me e deu-se esta conversa:

Eu-"Sim, ligou para este número?"
-"Não, acho que não. Mas quem fala?"
Eu-"Miguel Veloso e com quem estou a falar?"
-" MIGUEL VELOSO, O DO SPORTING??? "
Eu-"Ok, deixe estar. Deve ter sido engano."

Nem quero saber o que se seguiu do outro lado do telefone.
Peço, por favor, que parem de me fazer estas perguntas chatas. Para um mundo melhor.

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa nota de humor no meu fim de tarde , obrigada! :-) Beijinhos!

Anónimo disse...

Estou farta de me rir com este teu post!!!Podia dar um sketch dos Gatos Fedorentos.

De facto deve ser desesperante isto estar sempre a acontecer-te, mas a única forma de te livrares disto é fazendo algo de notável e aí responderes cheio de orgulho, quando te perguntam se és o Miguel Veloso, que sim, que és!

Também podias dizer que eras o Miguel Veloso do Sporting para ver no que isso ia dar. Se calhar tinhas de te habituar a dar autógrafos...Lol,lol,lol

Anónimo disse...

Ah!! Mas eu já respondo cheia de orgulho que sou tia do Miguel Veloso, quando me fazem essa malfadada pergunta... Não é é do futebolista, mas é muito melhor!

Mas, sobrinho, mau mau era quando nos perguntavam se éramos alguma coisa ao Engº Sousa Veloso... Eu quase chorava...

Viz disse...

mas, desculpa, ao final não percebi nada. Tu NÃO és da familia dos Veloso?
Sempre pensei que o Rui era o teu tio!!!!
Damn, a tua mãe mentiu!!!!!
Xo impostores!

PS1 Será que o teu tio é o Caetano?
PS2 Será que o Miguel é teu irmão?

Inha disse...

Desculpem lá a intrusão,
tu não és neto do Engº Sousa Veloso?

Anónimo disse...

LOL. Tenho que admitir, a situação do telefonema foi hilariante.. Mas compreendo que seja desagradável estarem constantemente a perguntarem-te se és AQUELE Veloso.
Apesar de que, para os teus amigos e familiares és sempre O Veloso, penso que no futuro ainda irão confundir os outros Veloso contigo e não confundir-te com eles.

Beijinhos!

Sara Schuh disse...

Sabes que, por norma, as grandes pessoas só se tornam conhecidas após a sua morte.

Se estas já o são em vida, tu poderás sê-lo daqui a muitos anos [espero], pela diferença que marcas hoje.

PS: esqueceste-te de referir uma diferença face ao "Miguel-Veloso-Futebolista": tu jogas basket! :)

Beijinho
*

Duca disse...

Não te admires!

Eu tive uma colega na escola que se chamava Elizabeth do Rosário Pinto Taylor. Por mais anos que passem não me esqueço do nome todo dela.

Nem queiras saber o choque que apanhámos todas quando a vimos. Era mulata e não branca, tinha olhos pretos e não cor de violeta, era pró feinho e não bonita.

Como achámos que a Elizabeth Taylor estava muito mal representada, passámos a chamar a nossa colega de Rosário Pinto. Lol